Porém, as novas ferramentas desenvolvidas pela Adobe para esta versão trazem facilidades até então impossíveis sem muitas horas de trabalho de um tratador experiente, colocando ao alcance dos simples mortais – ou ao menos daqueles que têm condições de pagar os quase 700 dólares pelo aplicativo – os efeitos vistos em revistas e anúncios de publicidade.
As grandes novidades:
Se você acompanhou os artigos que o Baixaki publicou sobre toda a tecnologia envolvida no novo Photoshop, é provável que você tenha visto os vídeos de demonstração das duas grandes vedetes do lançamento: o "Content-aware Fill" (ou preenchimento considerando o conteúdo) e o "Refine Edge" (ou refino de margem).
Content-aware Fill pode gerar fantasmas em seleções mal feitas
Porém, esses vídeos são feitos pela Adobe, com máscaras criadas especialmente para aquelas imagens, e sem grandes limites de tempo para a criação, permitindo – naturalmente – excelentes resultados. Assim, a iniciativa de marketing da empresa se firmou sobre essas demonstrações.
Outras surpresas agradáveis:
Além das surpreendentes ferramentas da versão CS5, o novo Photoshop também traz algumas novidades voltadas principalmente ao fluxo de trabalho e à otimização do tempo do usuário. O principal exemplo dessa categoria de inovações é o Mini Bridge.
Em um painel semelhante aos inspetores da barra direita do programa – onde você encontra o histograma da imagem ou os layers que a compõem, por exemplo – você acessa todo o catálogo de imagens do Adobe Bridge, pela primeira vez sem sair do Photoshop.
Mini Bridge:
Com isso, a agilidade em se produzir imagens – especialmente para os manipuladores, que criam cenas inteiras a partir de várias fotografias – aumenta consideravelmente, já que as pastas e imagens são encontradas usando as técnicas do Bridge.
Palavras-chave, rankings e muito mais agora fazem parte do pacote principal do Photoshop, graças a essa integração com o organizador de imagens do Creative Suite. Para ativar o Mini Bridge, um botão na Barra de ferramentas foi adicionado ao lado do controle da versão integral do catálogo.
Painel de definições da interface:
Os layouts de tela – já existentes nas versões anteriores do software – agora têm atalhos no topo da janela para selecionar qual distribuição de painéis e ferramentas é mais indicada ao seu modo de trabalhar.
Entre os padrões você encontra layouts de pintura, fotografia, design e outros. O aplicativo já abre com o layout chamado "Essentials" (Essenciais), com todas as ferramentas básicas necessárias para qualquer tipo de tratamento ou manipulação.
Configuração Miníma:
# Processador Intel® Pentium® 4 ou AMD Athlon® 64
# Microsoft® Windows® XP com Service Pack 3; Windows Vista® Home Premium, Business, Ultimate ou Enterprise com Service Pack 1 (recomenda-se o Service Pack 2) ou Windows 7
# 1 GB de RAM
# 1 GB de espaço livre em disco para a instalação; será necessário espaço adicional livre durante a instalação (não é possível instalar em dispositivos de armazenamento removíveis com base em flash)
# Monitor de 1.024 x 768 (recomenda-se 1.280 x 800) com placa de vídeo aceleradora de hardware OpenGL, colorida, de 16 bits e 256MB de VRAM
# Alguns recursos acionados por GPU precisam de suporte gráfico para Shader Model 3.0 e OpenGL 2.0
Nome: Adobe Photoshop CS5 Extended
Fabricante: Adobe
Estilo: Edição de imagens / Design
Sistema Operacional: XP / Vista / 7
Ano de Lançamento: 2010
Tamanho: 974 Mb
Formato: Zip
Facilidade de uso: 7
Interface grafica: 10
Idioma: Inglês
Comentários